Sobre o Curso
Sobre o Curso de Práticas Gamificadas na Educação: Este curso foi idealizado para educadores, profissionais e entusiastas que desejam transformar o ensino-aprendizagem utilizando os princípios da gamificação. Ao longo de nove módulos, os participantes explorarão conceitos fundamentais, ferramentas práticas e estratégias inovadoras para engajar os alunos, tornando as aulas mais interativas, dinâmicas e significativas.
Os participantes terão a oportunidade de compreender como a gamificação potencializa a motivação dos estudantes, estudando a psicologia da aprendizagem e os elementos essenciais de jogos aplicados à educação. O curso inclui o uso de ferramentas digitais, a criação de desafios, missões e a elaboração de estratégias inclusivas que atendam a diversos estilos de aprendizagem. Além disso, são oferecidos métodos práticos para planejar, implementar e avaliar o impacto das experiências gamificadas em sala de aula.
Durante os módulos, os participantes serão capacitados a desenvolver atividades interativas que promovam a colaboração, o pensamento crítico e a solução criativa de problemas. Haverá uma ênfase especial na construção de narrativas que envolvam os alunos e mantenham a motivação ao longo de todo o processo, além de técnicas para coletar e aplicar feedbacks eficazes nas atividades gamificadas.
Este curso também se aprofunda no uso da gamificação como ferramenta de inclusão, ensinando como adaptar jogos para diferentes perfis e necessidades de aprendizagem. Assim, todos os alunos, independentemente de suas particularidades, podem se beneficiar de uma abordagem educativa mais engajante e acessível. Ao final do curso, os educadores estarão equipados para aplicar esses conhecimentos, transformando suas práticas pedagógicas em experiências enriquecedoras e impactantes.
Se você busca criar um ambiente de aprendizado mais motivador, inclusivo e inovador, este curso é a oportunidade ideal para aperfeiçoar suas habilidades e levar suas aulas a um novo patamar.
Objetivo Principal
Capacitar educadores e profissionais a integrar a gamificação como uma estratégia pedagógica eficaz, promovendo maior engajamento, inclusão e motivação nos estudantes. O curso abrange desde os fundamentos teóricos até a aplicação prática, incluindo o design de narrativas interativas, métodos de avaliação gamificada e adaptações para contextos educacionais variados. Ao término do curso, os participantes estarão aptos a criar aulas envolventes e interativas, utilizando a gamificação como uma poderosa aliada no ensino-aprendizagem.
EMBASAMENTO LEGAL
Nossos cursos livres têm como Base Legal o Decreto Presidencial N° 5.154, de 23 de julho de 2004
OBJETIVO ESPECÍFICOS
Os certificados emitidos pelo E-Cursos Livres são válidos em todo território nacional e emitidos em conformidade com o Lei nº 9.394/96; Decreto nº 5.154/04; Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97), com validade para:
- - Educação continuada;
- - Aumentar a probabilidade de conseguir uma promoção no emprego;
- - Extensão universitária (horas extracurriculares);
- - Titularidade para professores;
- - Complementação de conhecimento;
- - Ascensão de carreira ou cargo;
- - Contagem de carga horária para estágio;
- - Comprovação de Prova de Título;
- - Comprovação de Prova de Título;
- - Comprovação de Prova de Título;
- - Enriquecimento de currículo;
- - Concursos públicos;
- - Completar as horas necessárias nas atividades extracurriculares;
- - Avaliações para promoções internas nas empresas;
- - Dentre outros.
CARGA HORÁRIA DO CERTIFICADO
A Carga horária do curso é de 20 até 160 Horas.
Conteúdo Programático |
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MÓDULO 01 - INTRODUÇÃO À GAMIFICAÇÃO: CONCEITOS E APLICAÇÕES NO ENSINO MÓDULO 02 - PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM: COMO A GAMIFICAÇÃO ENGAJA OS ESTUDANTES MÓDULO 03 - ELEMENTOS E MECÂNICAS DE JOGOS: CRIANDO DINÂMICAS EDUCATIVAS MÓDULO 04 - FERRAMENTAS DIGITAIS PARA GAMIFICAÇÃO: DO PAPEL À PLATAFORMA MÓDULO 05 - DESENVOLVENDO DESAFIOS E MISSÕES: COMO ESTABELECER OBJETIVOS NO ENSINO MÓDULO 06 - AVALIAÇÃO GAMIFICADA: MEDINDO O SUCESSO ATRAVÉS DE FEEDBACK INTERATIVO MÓDULO 07 - GAMIFICAÇÃO E INCLUSÃO: COMO ADAPTAR JOGOS PARA DIVERSOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM MÓDULO 08 - CONSTRUINDO NARRATIVAS INTERATIVAS: CONTANDO HISTÓRIAS QUE ENGAJAM OS ALUNOS MÓDULO 09 - PLANEJANDO E IMPLEMENTANDO AULAS GAMIFICADAS: DO CONCEITO À PRÁTICA |