• (21) 2601-8879(21) 2601-8879
  • Seg. à Sex. 08h às 12h e 13h às 16h
Curso de Práticas Gamificadas na Educação

Sobre o Curso

Sobre o Curso de Práticas Gamificadas na Educação: Este curso foi idealizado para educadores, profissionais e entusiastas que desejam transformar o ensino-aprendizagem utilizando os princípios da gamificação. Ao longo de nove módulos, os participantes explorarão conceitos fundamentais, ferramentas práticas e estratégias inovadoras para engajar os alunos, tornando as aulas mais interativas, dinâmicas e significativas.

Os participantes terão a oportunidade de compreender como a gamificação potencializa a motivação dos estudantes, estudando a psicologia da aprendizagem e os elementos essenciais de jogos aplicados à educação. O curso inclui o uso de ferramentas digitais, a criação de desafios, missões e a elaboração de estratégias inclusivas que atendam a diversos estilos de aprendizagem. Além disso, são oferecidos métodos práticos para planejar, implementar e avaliar o impacto das experiências gamificadas em sala de aula.

Durante os módulos, os participantes serão capacitados a desenvolver atividades interativas que promovam a colaboração, o pensamento crítico e a solução criativa de problemas. Haverá uma ênfase especial na construção de narrativas que envolvam os alunos e mantenham a motivação ao longo de todo o processo, além de técnicas para coletar e aplicar feedbacks eficazes nas atividades gamificadas.

Este curso também se aprofunda no uso da gamificação como ferramenta de inclusão, ensinando como adaptar jogos para diferentes perfis e necessidades de aprendizagem. Assim, todos os alunos, independentemente de suas particularidades, podem se beneficiar de uma abordagem educativa mais engajante e acessível. Ao final do curso, os educadores estarão equipados para aplicar esses conhecimentos, transformando suas práticas pedagógicas em experiências enriquecedoras e impactantes.

Se você busca criar um ambiente de aprendizado mais motivador, inclusivo e inovador, este curso é a oportunidade ideal para aperfeiçoar suas habilidades e levar suas aulas a um novo patamar.

Objetivo Principal

Capacitar educadores e profissionais a integrar a gamificação como uma estratégia pedagógica eficaz, promovendo maior engajamento, inclusão e motivação nos estudantes. O curso abrange desde os fundamentos teóricos até a aplicação prática, incluindo o design de narrativas interativas, métodos de avaliação gamificada e adaptações para contextos educacionais variados. Ao término do curso, os participantes estarão aptos a criar aulas envolventes e interativas, utilizando a gamificação como uma poderosa aliada no ensino-aprendizagem.

EMBASAMENTO LEGAL

Nossos cursos livres têm como Base Legal o Decreto Presidencial N° 5.154, de 23 de julho de 2004

OBJETIVO ESPECÍFICOS

Os certificados emitidos pelo E-Cursos Livres são válidos em todo território nacional e emitidos em conformidade com o Lei nº 9.394/96; Decreto nº 5.154/04; Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97), com validade para:

  • - Educação continuada;
  • - Aumentar a probabilidade de conseguir uma promoção no emprego;
  • - Extensão universitária (horas extracurriculares);
  • - Titularidade para professores;
  • - Complementação de conhecimento;
  • - Ascensão de carreira ou cargo;
  • - Contagem de carga horária para estágio;
  • - Comprovação de Prova de Título;
  • - Comprovação de Prova de Título;
  • - Comprovação de Prova de Título;
  • - Enriquecimento de currículo;
  • - Concursos públicos;
  • - Completar as horas necessárias nas atividades extracurriculares;
  • - Avaliações para promoções internas nas empresas;
  • - Dentre outros.

CARGA HORÁRIA DO CERTIFICADO

A Carga horária do curso é de 20 até 160 Horas.

Conteúdo Programático

MÓDULO 01 - INTRODUÇÃO À GAMIFICAÇÃO: CONCEITOS E APLICAÇÕES NO ENSINO
MÓDULO 02 - PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM: COMO A GAMIFICAÇÃO ENGAJA OS ESTUDANTES
MÓDULO 03 - ELEMENTOS E MECÂNICAS DE JOGOS: CRIANDO DINÂMICAS EDUCATIVAS
MÓDULO 04 - FERRAMENTAS DIGITAIS PARA GAMIFICAÇÃO: DO PAPEL À PLATAFORMA
MÓDULO 05 - DESENVOLVENDO DESAFIOS E MISSÕES: COMO ESTABELECER OBJETIVOS NO ENSINO
MÓDULO 06 - AVALIAÇÃO GAMIFICADA: MEDINDO O SUCESSO ATRAVÉS DE FEEDBACK INTERATIVO
MÓDULO 07 - GAMIFICAÇÃO E INCLUSÃO: COMO ADAPTAR JOGOS PARA DIVERSOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM
MÓDULO 08 - CONSTRUINDO NARRATIVAS INTERATIVAS: CONTANDO HISTÓRIAS QUE ENGAJAM OS ALUNOS
MÓDULO 09 - PLANEJANDO E IMPLEMENTANDO AULAS GAMIFICADAS: DO CONCEITO À PRÁTICA